sexta-feira, 30 de julho de 2010

Workshop Deguste Inverno 2011 Amazonas com Walter Rodrigues -Parte III

Sigo aqui, refletindo sobre as palavras de Walter Rodrigues no workshop...


A Assintecal surgiu em 2000, para dar um suporte as indústrias de componentes, logo após a grande crise no setor coureiro-calçadista. E através da criação de uma equipe de pesquisa e desenvolvimento, buscaram interagir com o setor através de percepções, pensamento novos, para propor algo diferente. Este grupo, pesquisa comportamento, desejos de consumos coletivos, buscando novas ideias junto ao programa federal da APEX, o Brazilian Footwear, que busca destacar em feiras internacionais, o calçado brasileiro. 


A maior dificuldade, segundo o palestrante é a questão de quanto tempo é necessário para reinventar um produto, já que o ciclo da moda é cada vez mais rápido e dura menos de seis meses. Em áreas como a arte e a música, o processo é bem maior. Músicos levam até anos para gravar e lançar um novo trabalho!

Os interesses, atualmente, são variados e rápidos. Como então consolidar uma moda?

 A equipe da Assintecal utiliza uma metodologia aonde existe uma pirâmide invertida de tendências e tipos de produtos.  No topo,  60% são para as tendências e criações desejáveis e compreendidos pelo mercado. É um produto consolidado. 30%, são os produtos que podemos chamar de "fashion", que exigem uma boa campanha de marketing. Os produtos dos 10%, são os produtos inovadores, de vanguarda, os novos desejos, aceito por uma minoria, geralmente, os formadores de opinião. Provavelmente, na próxima estação, os produtos desta faixa, já serão os novos de 30 ou 60%.

No Brasil as novelas,ainda são os que mais causam os desejos imediatos de moda para grande parcela da população.
BEIJOS
Nati Volpe

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