sábado, 26 de junho de 2010

8° Edição do Zigue-Zague no MAM

Através de um convite da Prof. Cristiane Mesquita, docente da disciplina de Design, Arte e Moda do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, eu e minhas colegas fomos pela 1° vez no Zigue-Zague, que está em sua 8° edição no Mam que relaciona  Moda e Arte.
As conversas e desfiles apresentados, do dia 09 ao dia 12 de junho foram incríveis!

No primeiro dia, o destaque foi a presença do cantor Ney Matogrosso!



Durante as conversas transversais com a mesa composta por Jackson Araújo e Cris Mesquita, o cantor Ney Matogrosso disse que construía seu próprio figurino desde os tempos de Secos e Molhados e que desde muito jovem gostava de se vestir de forma diferenciada e libertadora, principalmente nas escolhas dos seus calçados. Ney foi um dos primeiros a usar havaianas e tamancos, mas por ficar com os pés de fora, sofria preconceito!
 Quando iniciou sua carreira, resolveu pintar seu rosto para se apresentar, porque dessa forma tinha liberdade corporal e direito de sair nas ruas. Na sensacional conversa, o cantor disse que se veste para adquirir poder (alguém recordou das aulas de História da Moda, sobre o porque os homens se vestiam na pré-história?), e sentia que se transformava em uma animal, em uma entidade latina americana, utilizando adornos.

Ney Matogrosso
fontes incluidas na foto

Para o cantor, td se mistura e se relaciona como a moda! Ele afirma que para se manter interessado, mudava para parecer interessante, mas sem perder a identidade, assim como a moda, que de 6 em 6 meses se modifica para ser interessante!

Em seus últimos shows, quem criou seus figurinos foi o estilista Ocimar Versolato, porque para Ney, o estilista se interessa pelo arquétipo latino americano!

O participante da mesa, o estilista e dj Jackson Araújo, relaciona em diversos momentos os conceitos de Ney com o artista brasileiro Flávio de Carvalho, que na década de 30 criou sua chamada "Experiência n°3", chamada de  "New Look", aonde Flávio propunha uma nova roupas masculina, que era composta por uma saia, blusa e sandálias. Uma moda masculina, que para ele, era mais coerente para um país tropical como o nosso!



Por Nati Volpe


Nenhum comentário:

Postar um comentário