sexta-feira, 9 de abril de 2010

Caderno de Inspirações de Outono Inverno 2010



Olá pessoas!!!!!!!!

Ano passado, eu orientei a Aline Agelune em um projeto de extensão na Fesp, aonde elaboramos um Caderno de Inspirações de Outono-Inverno 2010 que foi finalizado com a apresentação em forma de palestra para as alunas da Famopa em Passos!
No ano de 2007 orientei outras alunas em um projeto com a mesma intenção, mas infelizmente não ficou tão legal como este que vou apresentar aos poucos durante este mês. Mas foi importante para o amadurecimento do projeto!

Enfim aqui vai um resumo final sobre o projeto:


No ano de 2009, foi elaborado um novo caderno de Inspirações de Moda Feminina Outono/Inverno 2010, com o objetivo de dar continuidade na articulação entre o curso de Moda da FESP e a indústria de confecções da cidade de Passos, que possui atualmente cerca de 197 empresas do setor de vestuário.


A mudança para um caderno de inspirações prende-se ao fato de dar mais liberdade de criação às empresas para o desenvolvimento de suas coleções, agregando valor aos produtos.


O objetivo deste projeto foi entender a evolução das tendências de estilo no dinamismo das formas contemporâneas através da sua identificação, descrição, interpretação e classificação. O trabalho se desenvolveu a partir de pesquisa bibliográfica e webgráfica. A partir dos textos e das imagens obtidas, efetuamos seleção e recriamos as inspirações, através de micro-coleções desenhadas manualmente.


O material coletado foi sistematizado e analisado e, em seguida, foram elaboradas as ambiências, montagem de cartela de cores, estampas e desenhos das peças (croquis e desenhos técnicos), tendências de calçados e bolsas, pesquisa de street style e coleta de materiais a serem utilizados nas coleções das estações outono-inverno 2010.


Foram definidas e desenvolvidas cinco inspirações: INVENCÍVEIS, SURREALISMO, TECHNO FOLCK, URBN FLUID e NOVA ELEGANCIA.


Durante as discussões públicas sobre o caderno, evidenciou-se através de resposta a questionário a aceitação do mesmo, pela variedade de informações produzidas, o conhecimento prévio das inspirações e tendências, enfatizando-se a importância da pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos diferenciados.


Durante a apresentação do Caderno final do projeto, a vice-presidente da Associação Passense da Indústria de Confecções - Apicon, Andréa Simão enfatizou a qualidade do trabalho e a importância de divulgação mais ampla, comprometendo-se a divulgar e distribuir o CD para as indústrias associadas.




Então, a partir deste fds, vou postar as tendências por aqui!


Bjs Nati Volpe

Um comentário:

  1. Natalie não guarde tanto rancor assim no seu coração, tão ruim que eu era no projeto, que hoje ganho muito mais do que você, e tenho muito mais reconhecimento!
    Deus mantém as pessoas no exato lugar onde elas devem estar e merecem.
    Naquele momento eu não tinha maturidade para assumir um projeto que exigia tão pouco da minha inteligência...
    Eu te desejo toda sorte do mundo!
    Parabéns pelo blog de vocês, está muito legal!

    ResponderExcluir