segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semana Mix Design Senai Franca 2011

Olá Pessoas!


Td bem com vcs?


Ando sumida né?
Reta final do Mestrado....surtando....fora as mil aulas!


Enfim, na semana passada, participei por 2 dias, como ouvinte no Senai de Franca, doSenai Mix Design. Com certeza, aprendi muito. O evento contou com a participação do designer de calçados de luxo Maurício Medeiros e da ex-diretora de marketing da Havaianas - do grupo Alpargatas - Angela Tamiko Hirata, além do lançamento do cd de pesquisa de tendências do Núcleo de Design do Senai Franca!

Vou começar a comentar de traz pra frente,rs.

A palestra de quinta-feira foi com Angela Hirata e o assunto foi a internacionalização das sandálias Havaianas! 


Foi um exemplo incrível de como um produto com design e identidade pode destacar-se no mercado mundial!

A diretora de marketing da marca, que iniciou seu projeto em 2001, acreditou que o chinelo de dedo era o produto ideal para ser comercializado no mercado externo, pois era um produto com brasilidade e que praticamente não existia fora do nosso país. Para Hirata, competir com uma linha de tênis por exemplo, não era viável, já que as concorrentes como Nike e Adidas eram muito fortes.

Angela apresentou um breve histórico da marca que de 1962 à 1993 comercializou o mesmo modelo. A empresa passava por um ciclo de “commoditização”. O foco era na redução de custos e venda de grandes volumes, portanto não investiam em design e identidade do produto e marca. Poucos formadores de opinião a usavam (os que usavam viravam a sola ao contrário, para o chinelo ficar todo de uma cor só). A previsão é de que, se não inovassem, as havaianas deixariam de existir.



Em 1994, houve uma reformulação no design do chinelo e são lançadas as Havaianas TOP, com uma gama de cores variadas, forma diferenciada e salto mais alto.


Assim,  os consumidores brasileiros passam a associar a Havaianas a um produto com conforto + humor + brasilidade.

Com este reposicionamento, lançam o modelo com sanduíche de cores para a Copa de 1998. Até hoje, este modelo, conhecido como Havaianas Brasil, é objeto de desejo internacional.

Em 2001 o projeto de expansão é colocado em prática e a marca expandiu para mais de 60 países, fazendo muito sucesso, principalmente em países como a Austrália.
A marca se posicionou entre os mercados de formadores de opinião como o país citado acima +  Brasil, EUA (moda casual), França, Inglaterra, Itália e Japão.
O primeiro ponto de venda internacional das Havaianas foi a Gallerie Lafayette, vendida a 35 francos. O colorido especial da sandália hoje divide espaço com grandes marcas como as  supermarcas de luxo Louis Vuitton, Prada, Gucci e Chanel.


Desta forma reinventaram a marca, mas sem mudar o conceito do produto, para não perder a identidade.

A Havaianas se mostrou inovadora e despertou o desejo de muitos consumidores, incluindo as celebridades, que ajudaram através das mídias espontâneas, a divulgá-la!

Uma história de sucesso interessantíssima! 

Bjos
Nati Volpe


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