A duas semanas, assisti ao Workshop sobre tendências de Inverno 2011, apresentado pelo estilista Walter Rodrigues, na Indústria de Componentes de Borracha Amazonas, aqui em Franca.
Posso dizer que valeu muito a pena, e que se os empresários locais absorvessem 50% do que ele disse, estava de bom tamanho! Principalmente no que diz respeito as formas de pesquisar tendências, na definição de público-alvo e na importância de se ter profissionais de design e moda nas indústrias francanas!
Walter destacou a importância da relação entre as roupas e acessórios, de que é necessário essa troca de experiências. Fique atenta as marcas de roupas, porque à partir delas podemos identificar que tipo de acessórios serão tendência. Basta retornar ao passado: na década de 50, com a volta da feminilidade, os sapatos ganharam saltos altos e bicos finos.
É preciso sempre, sentir o mercado!
O estilista comentou sobre as vantagens e desvantagens de empresas familiares, algo comum nas empresas brasileiras. As vantagens são a união e as barreiras em alguns casos, são a falta de diálogo entre os setores da empresa e seu proprietário, o medo de inovar, de buscar novas oportunidades e ideias diferenciadas.
É de extrema importância nas indústrias de moda, uma EQUIPE DE ESTILO, formada por estilistas e designers com experiência de mercado (profissionais que pesquisam a clientela e criam coleções clássicas e básicas), os novos designers( para decodificar através de pesquisas virtuais novos produtos e referencias) e também os estudantes de moda (novo olhar para criações conceituais, baseados em pesquisas em museus e livros, etc).
No próximo post vamos falar de tendências de inverno 2011!
Beijos
Nati Volpe
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