Cultura na Cultura é uma exposição material e imaterial, viva e pulsante. Sugerimos que você visite, toque, transite e faça seu depoimento no espaço virtual, link: http://www.culturanacultura.com.br/ . Você é um membro ativo desta exposição.
Participe do bate papo, no dia 16/08 – segunda-feira, das 19:30h às 21:00h sobre Cultura e Interdisciplinaridade no Design de Moda com Mariana Roncoletta, Adriana Martinez e os autores dos projetos de design.
"Este trabalho relaciona cultura brasileira, design de moda e mídias de moda. A moda contemporânea discute nos últimos anos as formas de apresentação de uma coleção, os desfiles tradicionais ficaram obsoletos - já que a moda não é vista somente como sinônimo de roupa, enquanto que as plataformas virtuais e interativas são cada vez mais utilizadas como mecanismos de apresentação por intermédio de vídeos, instalações e exposições".
"O projeto nasceu dentro do Bacharelado de Design de Moda que possui a interdisciplinaridade como foco central da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi sob a diretoria da prof. Ms. Adriana Valese. O bacharelado é coordenado pela prof. Ms. Eloize Navalon".
Esta exposição envolve professores e alunos do curso de design digital que montam nosso espaço virtual e alunos do curso de arquitetura que apresentam uma viagem pela exposição em 3D disponível no nosso site.
"Compreender como, e de qual forma manifestações diversas da cultura brasileira tornam-se elementos que possibilitem pesquisas e experiências que servem, não só de apoio a criação, mas do pensar o criador/obra em seu contexto cultural é o objetivo deste projeto de design de moda que culmina no desenvolvimento de looks tendo como ponto de partida a obra “O povo brasileiro” de Darcy Ribeiro. Cultura na Cultura apresenta quatro projetos":
A sensível desconstrução – o projeto possui como objeto de estudo o Maracatu observado em duas instâncias: a primeira utilizou-se de fontes bibliográficas e a segunda por intermédio de pesquisa de campo que observa os ensaios do grupo Coro de Carcarás, em São Paulo. Deste estudo o projeto desenvolve uma coleção de moda com foco na funcionalidade do vestuário e na sensibilidade de cada indivíduo. Realizado por: Anna Perrin Tejada; Gabriela Toni; Isadora Vianna e Juliana Ziolkowski Paulo.
Do culto ao açúcar à satisfação do prazer - por intermédio do gosto pelo açúcar, herdado dos portugueses, o projeto estuda a gastronomia brasileira e as sensações prazerosas que envolvem o paladar para culminar no design de moda com destaque em formas orgânicas e explosivas. Realizado por: Aline Guimarães, Leonardo Lacerda e Nadja Cavalcanti.
Tribos do Vale do Omo: o desvio das funções – observou a cultura e a indumentária das tribos que habitam o vale do Rio Omo, na África, com foco nos os artefatos de design utilizados como adorno no vestuário. Desta observação, abstrai-se o conceito de Desvio da Função como conceito de criação que permeia todo o desenvolvimento projetual. Realizado por: Daniela Portela e Maria Cecília Pontual.
Yorubá: uma linguagem sonora para a moda - a pesquisa focou-se na cultura afro que tanto influenciou a cultura brasileira. O objeto de estudo é a cultura Yorubá encontrado em um dos mais importantes grupos étnicos da Nigéria. O projeto foi desenvolvido através da percepção auditiva da linguagem Yorubá. Realizado por: Júlia Tibério, Mario Lemes, Poliana Thoni, Vanessa Silva e Yana Brandão.
Curadoria: Ms. Mariana Rachel Roncoletta
Design digital: Ms. Rui Alão
Projeto cênico: Diego Favaro e Lilian Ferreira
Onde: Livraria Cultura
Shopping Market Place
Av Dr. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo
Quando: Bate-papo e Coquetel de abertura: 16/08/2010 das 19:30h às 21:00h
Exposição de 16 de agosto à 08 de setembro de 2010
Informações e interação: http://www.culturanacultura.com.br/
Pra quem estiver em SP nesta data, vale conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário