Td bem com vcs?
Ando sumida né?
Reta final do Mestrado....surtando....fora as mil aulas!
Enfim, na semana passada, participei por 2 dias, como ouvinte no Senai de Franca, doSenai Mix Design. Com certeza, aprendi muito. O evento contou com a participação do designer de calçados de luxo Maurício Medeiros e da ex-diretora de marketing da Havaianas - do grupo Alpargatas - Angela Tamiko Hirata, além do lançamento do cd de pesquisa de tendências do Núcleo de Design do Senai Franca!
Vou começar a comentar de traz pra frente,rs.
A palestra de quinta-feira foi com Angela Hirata e o assunto foi a internacionalização das sandálias Havaianas!
Foi um exemplo incrível de como um produto com design e identidade pode destacar-se no mercado mundial!
Foi um exemplo incrível de como um produto com design e identidade pode destacar-se no mercado mundial!
A diretora de marketing da marca, que iniciou seu projeto em 2001, acreditou que o chinelo de dedo era o produto ideal para ser comercializado no mercado externo, pois era um produto com brasilidade e que praticamente não existia fora do nosso país. Para Hirata, competir com uma linha de tênis por exemplo, não era viável, já que as concorrentes como Nike e Adidas eram muito fortes.
Angela apresentou um breve histórico da marca que de 1962 à 1993 comercializou o mesmo modelo. A empresa passava por um ciclo de “commoditização”. O foco era na redução de custos e venda de grandes volumes, portanto não investiam em design e identidade do produto e marca. Poucos formadores de opinião a usavam (os que usavam viravam a sola ao contrário, para o chinelo ficar todo de uma cor só). A previsão é de que, se não inovassem, as havaianas deixariam de existir.
Em 1994, houve uma reformulação no design do chinelo e são lançadas as Havaianas TOP, com uma gama de cores variadas, forma diferenciada e salto mais alto.
Assim, os consumidores brasileiros passam a associar a Havaianas a um produto com conforto + humor + brasilidade.
Com este reposicionamento, lançam o modelo com sanduíche de cores para a Copa de 1998. Até hoje, este modelo, conhecido como Havaianas Brasil, é objeto de desejo internacional.
Em 2001 o projeto de expansão é colocado em prática e a marca expandiu para mais de 60 países, fazendo muito sucesso, principalmente em países como a Austrália.
A marca se posicionou entre os mercados de formadores de opinião como o país citado acima + Brasil, EUA (moda casual), França, Inglaterra, Itália e Japão.
O primeiro ponto de venda internacional das Havaianas foi a Gallerie Lafayette, vendida a 35 francos. O colorido especial da sandália hoje divide espaço com grandes marcas como as supermarcas de luxo Louis Vuitton, Prada, Gucci e Chanel.
Desta forma reinventaram a marca, mas sem mudar o conceito do produto, para não perder a identidade.
A Havaianas se mostrou inovadora e despertou o desejo de muitos consumidores, incluindo as celebridades, que ajudaram através das mídias espontâneas, a divulgá-la!
Uma história de sucesso interessantíssima!
Bjos
Nati Volpe
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